Você sabia que em 2025 a taxa cobrada sobre o IOF, na função de credito do cartão em compras internacionais caiu e deve zerar até inicio de 2028?
Você sabe o que é IOF?
O IOF, ou Imposto sobre Operações Financeiras, é um tributo federal que o governo brasileiro aplica em várias transações financeiras, como empréstimos, câmbio, seguros e investimentos. No caso das compras internacionais feitas com cartão de crédito, ele é cobrado sobre o valor convertido para reais, o que acaba encarecendo a transação. Além de ser uma fonte de arrecadação, o IOF também é usado como ferramenta econômica para regular e equilibrar determinadas atividades financeiras no país. Ou seja MAIS taxas de imposto 😭
A notícia boa é que o IOF está melhorando e temos algumas alternativas ainda melhores já em 2025.
Pois é, a alíquota, que era de 6,38% até 2022, caiu para 5,38% em 2023, 4,38% em 2024 e agora está em 3,38%. O valor continuará sendo reduzido em um ponto percentual por ano até ser zerado em 2 de janeiro de 2028.
Embora menor, ainda é um percentual considerável. Quando somamos todas as despesas no cartão de crédito, o impacto pode ser significativo. Por isso, mesmo com a alíquota reduzida, nossa dica é: leve sempre uma parte do dinheiro em cartões pré-pagos (que tem uma taxa de IOF reduzida ) e considere cartões de crédito que oferecem isenção total do IOF para compras internacionais.
Já comentamos anteriormente sobre nossa experiência com o cartão de crédito Porto Seguro. Com anuidade grátis no primeiro ano, ele isentou e devolveu todo o valor do IOF das compras feitas no cartão. Saiba mais clicando -> aqui e curta sua viagem sem surpresas quando chegar a fatura de cartão de crédito .