Calma, vamos te explicar tudo sobre o ETA.
Viajar para o Reino Unido acaba de ganhar um novo requisito: a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA). Essa medida, que entrou em vigor nesta quarta-feira (08/01/2025), afeta brasileiros e outros viajantes de países não europeus isentos de visto. Porém, não se preocupe: estamos aqui para descomplicar o processo e garantir que você aproveite ao máximo sua próxima aventura na terra da rainha!
O que é o ETA e quem precisa dele?
A ETA é uma autorização de viagem eletrônica que custa 10 libras esterlinas (cerca de R$ 77) e tem validade de até dois anos. Ela é necessária para todos os portadores de passaportes brasileiros – sejam eles comuns, oficiais ou diplomáticos. Além do Brasil, outros países isentos de visto também precisaram aderir à exigência, que já se aplica aos viajantes do Catar desde outubro de 2023.
Com a ETA, você pode permanecer no Reino Unido por até seis meses para finalidades como turismo, visitas a familiares, negócios ou cursos de curta duração. Além disso, também permite trabalho no setor criativo por até três meses e outras atividades previamente aprovadas. Caso sua estadia ultrapasse esse prazo, será necessário solicitar um visto.
Como obter sua autorização ETA? Passo a passo.
Solicitar o ETA é simples e pode ser feito em aproximadamente 10 minutos por meio do aplicativo oficial para iPhone ou Android, ou diretamente no site do governo britânico.
O processo é simples e inclui 3 principais etapas:
1 – O envio de uma foto do passaporte do solicitante;
2 – O envio de uma foto do rosto do solicitante; e,
3 – Responder algumas perguntas básicas do formulário.
Atenção: Apesar de não ser necessário inserir detalhes específicos da viagem, a taxa deve ser paga por cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay.
Uma vez aprovada, a autorização será vinculada digitalmente ao seu passaporte e você receberá um e-mail de confirmação em até três dias úteis.
Dica importante: embora não seja necessário portar uma cópia impressa do ETA, o governo recomenda levar o e-mail de confirmação por segurança.
Atenção: o ETA não garante entrada – Não é garantia de passe livre
Mesmo com o ETA em mãos, todos os viajantes ainda precisarão passar pela imigração britânica. Certifique-se de ter todos os documentos necessários em ordem para evitar contratempos. Caso precise de urgência na aprovação do ETA, é possível solicitar antes da viagem e aguardar a decisão.
Fica a dica do Vem Viver Viajando:
Com essa nova exigência, ficou ainda mais importante planejar sua viagem para o Reino Unido. Pode parecer mais complexo, mas o ETA é fácil de obter e agiliza o processo de entrada. Faça como a gente e não deixe que burocracias atrapalhem sua aventura: organize-se com antecedência, principalmente levando em consideração os prazos para obtenção do ETA, e aproveite tudo o que esse país encantador tem a oferecer.
Ah, e uma última dica: mantenha sempre uma cópia digital e impressa dos seus documentos essenciais. Boa viagem e viva cada momento intensamente no Reino Unido!